PREFÁCIO DE PIACEVOLEZZA




PREFÁCIO DE PIACEVOLEZZA


 

Três anos antes, já ouvíamos comentários, na cidade, a respeito da futura  venda do prédio do Colégio Santa Úrsula , na rua São José.

A especulação imobiliária pressionava nesse sentido tendo em vista estar o imóvel num dos quarteirões mais valorizados da região central de Ribeirão Preto.

                Pressentindo a demolição inevitável, sugeri aos alunos que, numa das gincanas culturais que eu organizava , como Coordenador Pedagógico, que uma das tarefas seria a captura, por parte de cada uma das quatro equipes,  de, pelo menos,  dez fotos em PB, dos detalhes que mais chamassem a atenção deles naquele momento.

                E assim, obtivemos uma coletânea de olhares de alunos da época, que nos deixaram um legado importante de um tempo que não volta mais.

                Passados mais de  quinze anos, ao revolver papeis e documentos arquivados, encontrei dezenas dessas fotos, e resolvi torná-las públicas.

                Primeiramente divulguei algumas delas pela Internet e recebi dezenas de e-mails de ex-alunos que se emocionaram ao ver as imagens que, apesar da qualidade duvidosa, traziam em si um potencial enorme de saudade, e levaram alguns deles às lágrimas, segundo seus depoimentos.

                Levei-as então para Elza Rossato, Diretora do Grupo Amigos da Fotografia de Ribeirão Preto, para que ela escolhesse algumas para serem ampliadas e, dentro do possível, retocadas. Profissional competente e respeitada por todos que admiram a arte fotográfica, ela fez um trabalho importantíssimo de recuperação de imagens. O objetivo era fazer uma exposição das 22 fotos,  em PB , selecionadas por ela.

                Por falta de verba, o sonho de expor esse material teve que esperar por quase três anos, até que, numa visita de cordialidade da diretoria do GAF ao Secretário Municipal da Cultura, Dr Corauci Sobrinho, que tomava posse no início de 2008, tivemos a grata surpresa de encontrar nele o mecenas que , juntamente com Chain Zaher, controlador do "Sistema COC de Educação e Comunicação", e Edwaldo Arantes, Superintendente do Instituto do Livro, tornaram realidade não só o sonho de expor as fotos mas de, também, publicá-las em forma de livro com 25 páginas de um primor invejável.

                Esse livro é uma obra que preserva parte da memória educacional de uma cidade, Ribeirão Preto, que se destaca no contexto nacional pela qualidade e importância histórica tendo em vista o grande número de estabelecimentos confessionais de ensino que no início do século XX aqui fincaram raízes para, no campo da educação, prestarem sua colaboração para o progresso de toda a região.

                Piacevolezza (que em italiano significa gentileza, afabilidade, simpatia, alegria, jovialidade — palavra muita usada por Santa Ângela em seus escritos)  é um presente que Ribeirão Preto, e , em especial os ex-alunos do ISU – Instituto Santa Úrsula  recebem nessa primeira década do século XXI.

ANTONIO CARLOS TÓRTORO
www.tortoro.com.br
ancartor@yahoo.com
 

Comentários