ARQUITETURA DO PASSADO - UM OLHAR SOBRE RIBEIRÃO



PREFÁCIO PARA “ARQUITETURA DO PASSADO”

Há alguns anos, em reuniões do Conselho Municipal da Cultura, tive a felicidade de conhecer a fotógrafa Elza Rossato.

Persistente, determinada, competente  mas, acima de tudo, humilde  líder dop grupo “Amigos da Fotografia”, Elza sempre me mostrava suas fotos, e eu admirava, principalmente, aquelas em branco e preto, e sempre dizia: quando vejo suas fotos, fico com vontade de escrever poemas.

E foi como grata surpresa que recebi dela e de seu grupo o convite para escrever textos poéticos sobre as fotos da exposição “Arquitetura do Passado”, com o tema “Um olhar sobre Ribeirão”, apresentada ao público durante a 4ª. Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, em 2004.

Foi um exercício prazeroso ver espaços ( a serem preservados) de minha cidade natal, pelos, olhos de diversos e competentes fotógrafos, orientados pelo olhar não menos aguçado do meu amigo arquiteto e presidente do CONPPAC, Cláudio Bauso, que orientou e acompanhou todo o trabalho, inclusive escolhendo as fotos mais expressivas.

                Esse tríplice olhar do fotógrafo, do arquiteto e do poeta penso ter resultado uma experiência gratificante para cada um que teve o privilégio de participar do processo de criação desse evento que reuniu membros de áreas distintas, do Conselho Municipal da Cultura.

Essa exposição, que continua disponível aos internautas no site www.movimentodasartes.com.br , na Galeria Virtual “Em Foco”, tem agora sua versão impressa, graças à sensibilidade e visão de cidadania do meu grande amigo, o empresário Vilibaldo Faustino Júnior, sempre atento e disposto a colaborar com as causas maiores da cultura local : nesse caso específico, o registro fotográfico de imóveis que deverão ser preservados para o enriquecimento do acervo público ribeirãopretano.

O Projeto Movimento das Artes existe desde 1999 e objetiva colaborar para a existência de uma sociedade melhor, por meio do apoio e da divulgação da arte, cultura e cidadania.

Posso garantir que essa experiência marcante para mim, permitiu à SARL – Academia Ribeirãopretana de Letras , da qual sou Presidente, a possibilidade de deixar para a posteridade sua marca como instituição importante na defesa da preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Ribeirão Preto.

 

ANTONIO CARLOS TÓRTORO

Presidente da ARL

 

Comentários